O Pote

Assistir à moldagem do barro é como assistir a magia acontecer.

Cada movimento preciso do oleiro e cada sopro de ar que parte da sua boca são essenciais para que um pedaço de barro inanimado assuma a forma de um vaso.

Para quem nunca esteve presente durante uma moldagem de barro, talvez seja difícil imaginar o processo inteiro. Por isso, queremos ajudar a descrever o que se passa durante esse momento especial. Em primeiro lugar, o oleiro coloca o barro sobre as rodas.

Quando se trata de moldar pequenos vasos primitivos, as rodas de pouco ajudam, visto que irão direcionar o processo apenas no sentido de facilitar a remoção do material.

Depois, a própria mão do oleiro faz trabalho duro. Amassando a lama de dentro para fora com um movimento circular, fazendo que o material adquira o formato do vaso pretendido.

Esta tarefa é geralmente acompanhada de pequenos sopros de ar, o que se torna essencial para que o tamanho e formato geral sejam mantidos durante o processo.

Uma vez que o formato seja estabelecido, começam as últimas etapas da moldagem do barro. Aqui, o oleiro usa um alicate, alavanca, brutura e outras ferramentas para polir as bordas e deixar o vaso com aparência final.

No final deste processo, um vaso, uma peça de arte e um produto útil surge das mãos do oleiro. Uma arte antiga e depois de milhares de anos ela ainda existe como um belo meio de expressão artística.

Dentro da tradição oleira, existem muitos métodos diferentes na criação de vasos, contendo a moldagem do barro somente como um dos métodos trabalhados. Porém, é a moldagem que cria o verdadeiro encantamento nos vasos que são criados; o oleiro, como um alquimista, transforma um pedaço de lama inanimada em uma arte viva. Se houver algo de que podemos nos orgulhar, é que a moldagem do barro foi inventada há mais de 5 mil anos e continua sendo usada até hoje.

É interessante notar que, além das cinzas do fogo e do calor apropriado, nenhum outro elemento é necessário para criar o encantamento. Está em nossas mãos preservar e praticar esta arte antiga. Onde quer que esteja, existe a possibilidade de ver e experimentar a magia da moldagem do barro.

Aproveite a chance de ver um verdadeiro mestre produzindo belas peças ao estilo primitivo e relembre que, mesmo a milhares de anos, ainda estamos na presença do encantamento da moldagem do barro.

Deixe um comentário